Carnaval de Veneza, festa inesquecível e imortal

Criado por decreto em 1094, a festa mantém-se viva, transformando Veneza no centro do turismo italiano na ocasião pela beleza e riqueza do evento. Em 2017 a programação começa dia 12 de Fevereiro, seguindo até o dia 28

Grandes e vistosas fantasias, além de máscaras ao estilo de porcelana, são as marcas de uma das festas mais tradicionais da Europa: o Carnaval de Veneza. Criado por decreto pelo Doge Vitale Faleir, em 1094, continua atraindo milhões de pessoas para a cidade durante o evento, enchendo as vielas e os canais, com paradas navais e concurso das melhores fantasias. Resistindo ao tempo, a festa marca bem a importância e o poder da cidade por longos séculos.

Estar em Veneza já é algo inesquecível. Para a festa, muito mais. E não se preocupe com as roupas pesadas e quentes, já que o Inverno na região é bem frio, ficando a temperatura normalmente entre 1ºC e 8ºC. O Carnaval começou como uma forma dos nobres se misturarem à população e aproveitar a festa, já que as máscaras tornavam todos iguais. Além das comemorações nas ruas e canais, os doges realizavam grandes bailes para os nobres, em dias específicos, onde os trajes também eram ricos e extravagantes.

Para 2017 a programação do Carnaval de Veneza já está disponível. Começa com a abertura formal no dia 12 de Fevereiro, com um grande desfile de barcos, o Corteo Acqueo, saindo às 11h da Punta della Dogana e cortando todo o grande Canal, terminando no Rio de Cannareggio. Assim que chegarem os barcos, será aberta a festa gastronômica na Piazza de San Marco, com estandes oferecendo especialidades típicas de Veneza.

O Vôo do Anjo, abertura do Carnaval em sí, acontece também na Piazza, no dia 19 de Fevereiro, às 12h, quando uma colombina, normalmente a "Maria" (a raínha da festa), escolhida no ano anterior, voa da torre veneziana na direção do pátio do Palazzo Ducale. O cetro que a Colombina traz na mão é entregue ao Doge (como se chamava o dirigente máximo da República de Veneza entre 697 e 1797), responsável por declarar aberto o Carnaval. A coroação da "Maria", a jovem mais bela da festa de 2017, será dia 28 de Fevereiro, às 16h, na Piazza de San Marco.

A história da "Maria" é uma parte interessante da festa. Alguns dias antes do Carnaval são escolhidas 12 belas jovens, entre 18 e 26 anos, que farão parte do Desfile das Marias. As escolhidas representam o sequestro e libertação das 12 donzelas prometidas como esposa do Doge Pietro Candiano III, em 1039.

Para aqueles que se interessarem em participar do grande desfile de fantasia no Gran Teatro da Piazza de San Marco, vale ressaltar que é gratuito e acessível a todos os interessados. Basta preencher um formulário e enviá-lo por email para mascheracarnevale@gmail.com, mas é importante alertar que a fantasia precisa ser luxuosa e dentro dos padrões da festa de Veneza. Caso a fantasia não seja aprovada, você é simplesmente eliminado da festa.

ALOJAMENTO - Como em todo grande evento, os preços dos hotéis aumentam durante a festa, com a cidade ficando tomada de turistas de todas as partes do mundo. Uma opção é buscar hotéis em cidades grandes próximas, incluindo Pádua, Castelfranco Vêneto, Treviso, Roncale e San Donà di Piave, ou nas menores, mais próximas de Veneza. Por conta da festa, o transporte a partir dessas cidades até o evento é muito fácil.

GASTRONOMIA - Para quem aprecia frutos do mar, a gastronomia veneziana é o que há de melhor. Os restaurantes oferecem pratos sofisticados com peixes, mariscos, camarões e enguias, sempre com temperos delicados e que realçam o sabor e a qualidade dos menus. Além dos restaurantes, normalmente com preços mais salgados, os bares oferecem os tramezzini (saunduíches triangulares com muito recheio) ou demais iguarias regionais.

Esse e outros destinos, sempre com as melhores tarifas, você encontra em Eu Ando pelo Mundo

Carnaval de Veneza em imagens

Os melhores momentos da festa do último ano, além de cliques de belas fantasias que participaram do concurso da festa