Marriot já é a maior rede de hotéis do mundo

25/09/2016

A Marriot International comprou na última sexta-feira (23/09), por US$ 13 bilhões (cerca de R$ 30,5 bilhões), a Starwood Hotels & Resort Worldwide, tornando-se a maior rede hoteleira do mundo. Hoje a empresa tem mais de 5.700 propriedades e 1,1 milhão de quartos, em 110 países.

Segundo a STR Global, empresa que acompanha os dados do setor, a compra serviu para ultrapassar as redes Hilton, que possui 773 mil quartos, e a Intercontinental Hotels Group, com 766 mil. 

A rede Starwood decidiu aceitar propostas em abril do ano passado, já que não conseguia avançar na mesma velocidade dos concorrentes. Sua proposta era investir no segmento de hotéis com serviços limitados, menores, sem restaurante e normalmente à margem de rodovias, aeroportos e conjuntos empresariais nos subúrbios, mas não teve êxito.

Algumas empresas, entre elas a Marriot, fizeram ofertas.  A compra quase não aconteceu, já que a chinesa Anbang Insurance Group antecipou-se na busca pela rede. Com a demora do governo chinês em aprovar a compra a Marriot International reforçou sua oferta, tendo aprovação rápida das autoridades dos Estados Unidos e Europa. 

Embora tenham poucos hotéis individuais, gerenciando empreendimentos ou repassando franquias para dezenas de proprietários, a compra reforça a rede na área corporativa, uma vez que grandes empresas normalmente escolhem gigantes do setor hoteleiro para hospedar seus funcionários.