Zaragoza festeja sua padroeira com música, arte e devoção

Festa é uma das mais tradicionais da capital da província espanhola de Aragón e se realiza entre 8 e 16 de Outubro

A tradição manda que seja uma semana de muita festa, em homenagem à Virgem do Pilar, padroeira da cidade de Zaragoza, a capital do antigo reino de Aragão. Além da tradição religiosa, a cidade se divide entre concertos, show de música, incluindo apresentações de rock ao ar livre e em salas reservadas, festas para crianças e as ofertas de flores e frutas, na finalização dessa grande cerimônia.


A festa, que ocorrerá de 8 a 16 de Outubro, promete ser a melhor de todos os anos, com uma exposição de fotografias, concurso de dança e canto, com premiação para os melhores, e diversos artistas de ruas. As comemorações, que atraem turistas de todo o mundo, não apenas pelo lado religioso, acontecem na praça da catedral, uma das mais belas da Espanha, com tetos pintados por Goya e Velasquez.

O toque polêmico ficará por conta das touradas, tradicionais na região, como as Festas de San Firmín, talvez a corrida de touros mais famosa da Espanha, na cidade de Pamplona. A cidade também está prometendo teatro de marionetes e eventos para turistas de todas as idades.

Zaragoza é uma cidade histórica da Espanha. Sua história conta que nasceu ainda no Império Romano, sendo que seu nome era Ceasar Augusto, com plantações de oliva, que ainda podem ser encontradas nas suas ruas, principalmente na área de sua fundação. Outra atração da cidade é a Aljafería, antigo castelo mouro, da época em que Zaragoza passou ao domínio árabe. Vale lembrar que a construção foi reformada para abrigar os antigos reis católicos, Fernando de Aragão e Isabel de Castela, os reis católicos, em 1492.

Cidade fortemente influenciada pelo pintor Francisco José de Goya y Lucientes (Goya) tem um magnífico museu com um vasto acerto do pintor, assim como registros da história romana na região.

Este e outros destinos podem estar em promoção no site da agência Eu Ando pelo Mundo.